top of page

Nossa História

"Iniciamos por volta dos anos 80, com pequeno grupo, participando do Centro Espírita Universal Núcleo Simão Pedro.

 

Entre as diversas atividades que a casa disponibilizava, uma delas foi criar um grupo de visitação ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. Assim foi durante alguns anos.

 

Mais tarde, em função da afinidade que o grupo tinha com o trabalho, foi proposta pela Direção - na época a Sra. Marli Pedersoli era a diretora do Núcleo Simão Pedro, a criação do LASP (Lar Assistencial Simão Pedro), com o objetivo de abrigar crianças com Paralisia Cerebral, atualmente denominada Doença Motora de Origem Cerebral.

A ideia foi abraçada por todos e iniciamos as obras. Ampliamos a casa, reestruturamos a fundação, levantamos outro andar e de maneira rústica, mas bem estruturada, estava pronto o abrigo - hoje conhecido como instituição de acolhimento, que chegou a ter um limite de 33 crianças acolhidas.

Mas as dificuldades vieram, o espaço estava pequeno, a qualidade das atividades desenvolvidas para os acolhidos estava insuficiente.

 

Enfim, nova ideia! Aumentar as campanhas, comprar outro lote, construir nova casa e melhorar as condições dos acolhidos.

Assim foi feito.

 

Saímos de uma casa construída numa área em torno de 500 m² para outra adquirida com muitas campanhas, em torno de 2.000 m².

Em setembro de 1990 foi comprada a área. Em 1991, iniciamos a obra e em 1997 transferimos os acolhidos para o novo Lar.

 

Enquanto o Lar Assistencial Simão Pedro deixava de existir, se dedicando à doutrina espírita como Centro Espírita Simão Pedro, a nova casa, a dos acolhidos, nascia com o nome Lar Fraternidade Maria de Nazaré - LAFRAMN.

 

Maria de Nazaré, porque ela, no plano espiritual, toma conta do hospital que acolhe os suicidas após o sofrimento do ato e grande parte das pessoas com paralisia cerebral podem ser, também, suicidas.

Hoje, com área construída e bem distribuída, oferecemos espaço pedagógico, sala de terapia ocupacional, sala de fisioterapia, além de espaçosos dormitórios, cozinha ampla e lavanderia adequadamente estruturada, o que nos permite oferecer melhor qualidade de vida para os acolhidos."

 

Depoimento de Emerson Pedersoli

 

bottom of page