top of page

Nossa História

​

"Iniciamos por volta dos anos 80, com pequeno grupo, participando do Centro Espírita Universal Núcleo Simão Pedro.

 

Entre as diversas atividades que a casa disponibilizava, uma delas foi criar um grupo de visitação ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. Assim foi durante alguns anos.

 

Mais tarde, em função da afinidade que o grupo tinha com o trabalho, foi proposta pela Direção - na época a Sra. Marli Pedersoli era a diretora do Núcleo Simão Pedro, a criação do LASP (Lar Assistencial Simão Pedro), com o objetivo de abrigar crianças com Paralisia Cerebral, atualmente denominada Doença Motora de Origem Cerebral.

​

A ideia foi abraçada por todos e iniciamos as obras. Ampliamos a casa, reestrturamos a fundação, levantamos outro andar e de maneira rústica, mas bem estruturada, estava pronto o abrigo - hoje conhecido como instituição de acolhimento, que chegou a ter um limite de 33 crianças acolhidas.

​

Mas as dificuldades vieram, o espaço estava pequeno, a qualidade das atividades desenvolvidas para os acolhidos estava insuficiente.

 

Enfim, nova ideia! Aumentar as campanhas, comprar outro lote, construir nova casa e melhorar as condições dos acolhidos.

Assim foi feito.

 

Saímos de uma casa construída numa área em torno de 500 m2 para outra adquirida com muitas campanhas, em torno de 2.000 m2.

​

Em setembro de 1990 foi comprada a área. Em 1991, iniciamos a obra e em 1997 transferimos os acolhidos para o novo Lar.

 

Enquanto o Lar Assistencial Simão Pedro deixava de existir, se dedicando à doutrina espírita como Centro Espírita Simão Pedro, a nova casa, a dos acolhidos, nascia com o nome Lar Fraternidade Maria de Nazaré - LAFRAMN.

 

Maria de Nazaré porque ela, no plano espiritual, toma conta do hospital que acolhe os suicidas após o sofrimento do ato e grande parte das pessoas com paralisia cerebral podem ser, também, suicidas.

​

Hoje, com área construída e bem distribuída, oferecemos espaço pedagógico, sala de terapia ocupacional, sala de fisioterapia, além de espaçosos dormitórios, cozinha ampla e lavanderia adequadamente estruturada, o que nos permite oferecer melhor qualidade de vida para os acolhidos."

 

Depoimento de Emerson Pedersoli

 

bottom of page